Como limpar máquina de café

segunda-feira, 12 de Setembro de 2011

Como limpar máquina de café


Como limpar maquina de café? Neste artigo vai poder ter acesso a pequenos e simples passos de limpeza que deverá realizar com alguma frequência à sua máquina de café expresso. Neste artigo aprenderá três formas de como descalcificar uma máquina de café.

Quais são os sinais que a sua máquina de café apresenta para sofrer uma limpeza profunda no seu interior?


Antes de mais é bom de salientar que as máquinas de café expresso vêem apenas preparadas para aquecer água e só água, se alguma vez tiver a curiosidade de colocar leite no seu interior a sua duvida poderá por em causa o bom funcionamento do aparelho. O leite cola as suas partículas à resistência aquecida, criando uma reacção química corroendo profundamente a resistência.

Como limpar máquina de café
Reconhecer a necessidade de uma limpeza à sua máquina de café poderá reduzir custos de manutenção com reparações de circuitos hidráulicos. As máquinas de café produzem elevada pressão, acumulando em determinadas áreas uma maior concentração de calcário.
Poderá identificar uma acumulação de calcário quando a máquina produzir menor pressão ou quando produzir menor caldal de água, se isso acontecer significa que o sistema está obstruído. É necessário realizar uma limpeza da máquina de café com descalcificação.

Para realizar uma descalcificação poderá recorrer a três tipos de recursos.


    Como limpar máquina de café com descalcificação
  1. Forma mais simples e aconselhada, recorrer a produtos específicos para o efeito, geralmente consiste num pó ou em uma pastilha diluída em água, colocada a mistura no interior da máquina de café em funcionamento. A água com o produto de descalcificação tem de ser ecoado na totalidade do reservatório. Após realizar este procedimento a máquina deverá realizar novamente o mesmo procedimento apenas com água para remover todo o produto da descalcificação.
  2. Recorrer ao choque térmico. O choque entre uma temperatura elevada e uma temperatura baixa quebra as placas de calcário que acumulam-se no interior da sua máquina de café. Numa primeira fase utilize água quente no reservatório, faça a máquina trabalhar ininterruptamente durante um minuto, após o minuto insira agua fria no reservatório, o choque térmico ira quebrar a placa de calcário. Atenção, a temperatura não deverá oscilar demasiado, correndo o risco de quebrar o termobloco ou resistência da máquina de café. 
  3. Utilização de produtos ácidos, para o efeito poderá utilizar dois tipos de ácidos alimentares muito eficazes para a remoção de calcário no interior da sua máquina de café.  Poderá utilizar vinagre na proporção de um copo de vinagre para um litro de água, ou 3 limões verdes para um litro de água. 
Espero que as dicas seja, úteis, exponha as suas dúvidas ou sugestões nos comentários.

    20 comentários:

    Anónimo disse...

    Muito boa as dicas sobre as descalficação - vou usar o vinagre. O Ácido Cítrico que é recomendado no manual da Cafeteira (Delonghi)em um laboratório não quiseram me vender e em outro ficou caro. Não confiei muito no ácido que comprei.
    Grato. Hélio - Lorena/SP

    Anónimo disse...

    parabens pelas dicas, são sempre bem vindas.

    a minha duvida é a seguinte, fiz a forma mais simples como descreve e agora está constantemente uma luz amarela a piscar, quando tiro café, podem me ajudar???

    cump.
    Jorge M.

    JCordas disse...

    Boa tarde Jorge,

    Experimente encher novamente o reservatório de água, faça a máquina escoar tudo em continuidade, se a luz está intermitente indica que o aparelho não atinge a temperatura ideal. Se utilizou pastilhas, tem sempre o beneficio de reclamar na loja.

    Anónimo disse...

    JCordas, obrigado pela ajuda, vou tentar novamente.... depois digo alguma coisa.

    cump.
    Jorge M.

    Anónimo disse...

    Envie seu e-mail para rhnascimento@yahoo.com.br
    que ensinarei a fazer a descalcificação e digo porque esta acendendo a luz sou tecnico em maquinas de espresso.

    abraços

    Cristina Ascensão disse...

    Gostei das dicas =D vou fazer hoje essa do vinagre.

    http://docesmoment.blogspot.pt/

    Anónimo disse...

    Ácido cítrico é vendido em lojas de produtos e acessórios para bolos e festas. 40g = R$2,25. Comprei hoje (07/01/2013).

    Anónimo disse...

    Adorei esse site. Estas dicas simples e baratas foram a salvação da "lavoura" O produto indicado pela De longhi é muito caro e é vendido num representante muito longe de minha casa e desta forma não conseguia fazer a limpeza direito. Muitíssimo obrigada. Amei!
    Joana

    Anónimo disse...

    Ha! Fiz a limpeza com os limões e deu certinho.Mais uma vez obrigada
    Joana.

    João Lopes disse...

    Boa Joana, Obrigado pelo seu comentário, eu também recorro sempre a este método para alem de sair mais em conta funciona na perfeição.

    Anónimo disse...

    Pessoal
    Depois que fiz a descalcificação usando limão, o café não tem saído "cremoso" como antes, aquela espuma mais clara quase sumiu...alguma sugestão? Obrigado

    João Lopes disse...

    A cremosidade deve-se ao facto da moagem, experimente outro lote de café. Por outro lado tente deixar a máquina ligada algum tempo antes da extracção.

    Anónimo disse...

    Joao
    Obrigado pela dica, vou tentar

    Anónimo disse...

    A minha máquina é a dolce gusto circular, como fazer a descalcificação?

    João Lopes disse...

    Pode comprar pastilhas de descalcificação, ou simplesmente utilizar as dicas publicadas nesta página em que comentou.

    Alexandre Reis disse...

    Acabei de descalcificar minha nespresso latissima, fiz com os limões, um limão e meio para 500 ml de água, deu certinho 100ml de suco de limão, peneirado. A máquina voltou à pressão e escoamento normal. O café ficou ótimo. Obrigado pela dica, vou compartilhar com meus amigos.

    Anónimo disse...

    amigos a minha quando chega altura de sair cafe para a chavena não chega la agua alguma dica agradeço

    Anónimo disse...

    Fiz pelo método do choque térmico e funcionou perfeitamente. Obrigada!

    Anónimo disse...

    a minha da sempre falta de agua já descalcifiquei mas acontece liga sempre a luz

    Jose Luiz disse...

    Gentem, o meu problema é que sempre a peneirinha onde coloca-se o po de cafe, entope, a maquina da pressão, e quando vou tirar o vonjunto, voa po com agua pra todo lado, isso acontece sempre. essa peneirinha deveria desmontar para ser lavada, pois de um lado so tem um furinho e do outro varios, e entre um e outro, fica sujeira, po de cafe etc. abraços Jose Luiz

    Enviar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Artigos mais lidos